Páginas

27 de setembro de 2015

...Auschwitz II - Birkenau...

Em Birkenau somos esmagados pela imensidão de um espaço semidespido; onde outrora havia centenas de dormitórios reina agora um vazio gritante deixado pela dor daqueles que aqui viveram o que nós temos dificuldade em aceitar e cada chaminé erguida homenageia um bloco desaparecido.
Na ala feminina deste campo de extermínio existe ainda o bloco (Block 16a) onde as prisioneiras deixavam as crianças e é enternecedor encontrar humanidade num campo concebido para exterminar seres humanos. Assim somos compostos por duas massas distintas, a nós optar pela bondade de que somos capazes ou pelo ódio e a loucura que em nós pode crescer e que levou Himmler a arquitetar a Solução Final para o problema judeu criando campos onde morreram milhões de judeus, bem como,  ciganos, comunistas, deficientes, Testemunhas de Jeová, homossexuais, e todos aqueles considerados indignos, de uma raça inferior.











2 comentários:

Joana disse...

Tenho acompanhado as tuas publicações e confesso que me emociono muito. Não obstante a indignação, tristeza e revolta que esta trágica memória provoca, é bom recordar e não deixar cair no esquecimento uma das maiores atrocidades cometidas pelo ser humano, para assim não a repetir. No entanto, infelizmente...não é única. Beijinho

Isilda disse...

Pois, Joana, é um tema doloroso, mas obrigatório pela razão que evocaste.
Beijinho e obrigada pela companhia:-)