Páginas

1 de janeiro de 2013

... uma dúzia de retalhos ...

Janeiro: Grande Abraço 
Qualquer criança para definir "Grande Abraço" abre os braços e nós sentimos que aqueles braços pequeninos abarcam o maior carinho do mundo. Imbuída deste sentir vi neste bloco a forma de agradecer a companhia das minhas Amigas de Tecidos e Linhas.
Fiz algumas alterações: dei movimento às pernas e os braços, sendo desproporcionais, evidenciam a vontade de chegar a cada uma delas para lhes desejar um Bom Ano no meio de muitos metros de tecido, linhas e afins.
O bloco é muito fácil de fazer e deu-me muito gozo fazê-lo pelo facto de não ter instruções, parti apenas das fotografias. As medidas exatas que aqui deixo fui-as descobrindo à medida que cortava; utilizem-nas ou não!! Peguem nas sobras que por aí têm e deixem-se levar pela imaginação. Seria giro ver as nossas diferentes interpretações tal como a Amanda fez a partir desta!
Material: 
Para este bloco fui à caixa dos retalhos que têm sobrado dos blocos anteriores e selecionei:
  • Retalhos de diferentes tamanhos de dois tecidos de padrão diferente;
  • Retalhos do tecido base da manta.
Instruções: 

  • Para fazer a cabeça utilize um quadrado de 5cmx5cm ao qual adiciona um retângulo de 6cmx5cm.
 
  • Dos lados acrescente retângulos de 12cmx9,5cm da cor base da manta.


  • Não esquecer de abrir as costuras.
 
  • Para os braços, uma tira de 20cmx4cm do padrão do vestido e finalizar com dois retângulos (5cmx4cm) do padrão da cabeça.
 


  •  Para o vestido, um retângulo de 14cmx10cm e dois retângulos do tecido base da manta de 11cmx9,5cm.
 
  • Marque com um lápis 5cm a partir da esquerda para o centro do retângulo e de seguida, 5cm da direita para o centro do retângulo.
 
  • Corte um triângulo unindo o canto do retângulo com a marca que fez a lápis. Ver imagens. Repetir no lado oposto.


  • De seguida, utilizando os triângulos que obteve anteriormente, corte triângulos no tecido base da manta e de seguida cosa o tecido base com o corpo do vestido.
 
  • Para as pernas use dois retângulos de 11cmx4cm da cor dos braços e da cabeça e vá acrescentando outras tiras da cor da base da manta, isto se quiser que as pernas fiquem direitas. Eu decidi inclinar uma delas, para isso utilizei um dos triângulos brancos que obtive anteriormente. 
 
  • Ao longo de todo o processo há que não esquecer o avesso: abrir as costura.
 
  • E aqui está ela! Divirtam-se.
PS.  Se quiser fazer os braços proporcionais ao tamanho do corpo é só diminuir o tamanho da tira do tecido e depois do tecido das "mãos" colocar tecido base da manta (que no meu caso é o branco).


    10 comentários:

    Doríssima disse...

    Que lindo, Isilda! Obrigada ;)
    Bjs

    Isilda disse...

    Obrigada, Dora!
    Gostei mesmo de o fazer; espero que te divirtas tanto quanto eu.
    Beijinho

    Naná disse...

    Acho este bloco tão engraçado! Acho que vai ser mesmo muito giro!

    Isilda disse...

    Vais divertir-te a fazê-lo, Naná! Há uma margem de liberdade criativa.
    Beijinho

    Laura disse...

    gostei do movimento da perna, ficou muito giro :) vou dedicar-me ao grande abraço que tenho para retribuir :)

    beijinhos

    Isilda disse...

    Eu também encontrei piada ao facto de podermos introduzir pequenas alterações.
    E obrigada pelo abraço!
    Beijinho

    Doríssima disse...

    Abraço retribuído :)
    Coloco a foto ainda hoje.
    Bjs

    Isilda disse...

    Um abraço sabe sempre bem:-)
    Beijinho

    A menina cos(z)e? disse...

    Conheci hoje o seu blogue e fiquei encantada com os retalhos e detalhes! Adorei os blocos e fiquei tentada a experimentar alguns! :)Vou voltar!

    Isilda disse...

    Bem-vinda, Joana, e obrigada!
    Quanto aos blocos usa e abusa:-)Eu vou acompanhar as fotos que colocares no teu blogue.
    Beijinho