Páginas

22 de março de 2012

...cortar o tecido...


A base de corte, a régua e o cortador rotativo são  auxiliares preciosos, pois  permitem cortar o tecido de forma muito precisa e sem o desfiar.
O meu cortador é da Clover e tem um controlo de segurança, sempre que acabo de cortar, instintivamente, recolho a lâmina; consegue cortar até 8 "folhas" de tecido. Quando comprarem tenham em atenção isto.
A 1.ª vez, utilizei-o a medo, tinha a sensação de que não o conseguia controlar e consequentemente iria cortar os dedos. Experimentei 3 ou 4 vezes num tecido velho até me sentir segura. Faz-me lembrar o cortador de piza!
Antes de cortar o tecido, dobro-o e alinho a dobra central por uma linha da base de corte de forma a não ficar com nenhuma ourela (margem) de viés (em diagonal).
Coloco a mão esquerda (sou dextra) na régua e pressiono-a bem contra o tecido de forma a não resvalar. Atenção aos dedos! Corto no sentido da seta (foto): direita para a esquerda e vou até ao final sem mover a mão e deixar deslizar a régua ou o tecido; antes de retirar a régua verifico se o corte foi preciso; caso não tenha sido repito a operação. Não mover o cortador da esquerda para a direita e da direita para a esquerda alternadamente, o tecido desfia.
A ourela selvage do tecido deve ser retirada antes de se iniciar o corte das tiras para fazer os blocos.  Eu corto-o com 2 cm e guardo-o, velhos hábitos: "Um dia vou fazer qualquer coisa!" É certo que será bem mais simples do que este trabalho!

Sem comentários: